O Construtivismo fora da Rússia
O Construtivismo é caracterizado por ser uma arte voltada à representação dos aspectos modernos da sociedade, como as indústrias, juntamente com técnicas abstracionistas e cubistas. Nesse período, ocorre a união da arte com a escultura e a arquitetura, e, assim, surgem por exemplo, os móveis estilizados, inspirados pela arte abstrata.
Joaquín Torres - García
Torres-Garcia foi um pintor uruguaio do construtivismo simbólico, reconhecido por sua inovação na arte. Durante sua viagem pela Europa e Estados Unidos, o artista absorveu diversas técnicas vanguardistas, e, ao retornar a Montevidéo, cria o "Universalismo Construtivo", que se baseia no uso de formas geométricas, cores vivas e temas sobre o subconsciente.
Composição de planos, cores e grafismos em camadas, integrados com símbolos, signos e alfabetos, numa relação entre o emocional e o racional.
O construtivismo universal de Torres-García partia do pressuposto de criar uma linguagem universal que poderia ser compreendida por todos (utilização de símbolos universais).
Mapa Invertido da América do Sul
Essa obra de García mostra a América do Sul invertida (ou será a posição correta?!!) para reorientar o Uruguai e a América para longe da Europa e em direção a valores e ideais locais. A proposta do autor é:
- Criticar o eurocentrismo dos mapas.
- Mostrar novas possibilidades de se analisar a Terra.
- Valorizar os países sul-americanos.
- Quebrar com padrões (inclusive sobre os nomes dos oceanos).
- Revirar os conceitos de ponta cabeça.
- Critica as projeções cartográficas que beneficiam o posicionamento central e a Europa.
“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul por que na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte." - Joaquín Torres-García
Abaixo segue uma animação da Televisión Nacional Uruguay, que mostra a aventura de duas crianças que seguem em conflito pois o menino é um bagunceiro, um "destrutivista". A partir disso, eles mencionam Joaquín Torres-García e voltam no tempo para conhecer sua obra, pois acreditavam que ele era um construtivista que consertaria o menino.
BIBLIOGRAFIA:
https://prezi.com/k3xolpcpqedj/torres-garcia-construtivismo-simbolico/
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2014/07/1480476-geometria-radical-a-surpreendente-arte-da-america-do-sul.shtml
http://www.socialistamorena.com.br/nosso-norte-e-o-sul/
Nenhum comentário:
Postar um comentário