Construtivismo e Suprematismo Russo

| |

As vanguardas russas  surgiram no século XIX e ganharam destaque durante a primeira fase da Revolução Russa. Subdivide-se em Suprematismo e Construtivismo.

Construtivismo
Alinhadas aos ideais emancipacionistas da Revolução Russa, muitos artistas quiseram que a arte saísse dos museus e fizesse parte do cotidiano das pessoas, pregando uma autonomia maior do artista, o fim da arte da elite, e uma democratização radical da arte. Não há preocupação com a estética, mas sim com a funcionalidade.

A vanguarda apresenta traços do futurismo, cubismo e dadaísmo, já que esses artistas faziam colagens, utilizando materiais pré fabricados (vidro, metal, plastico e acrílico) em suas composições, além de cores primárias, forma geométricasfontes sem serifa, entre outros.
"Nosso dever é experimentar" – Alexandr Rodchenko

Image result for letatlin1919 - O precursor do construtivismo foi Vladmir Tatlin, pintor, escultor e arquiteto ucraniano que usava em suas colagens principalmente madeira, arame, metal, vidro.

A imagem ao lado é uma obra de Tatlin, Le Tatlin, que seria uma máquina voadora, ou seja, uma obra artística que representava a movimentação pelo ar do ser humano.

Image result for tatlin monument to the third internationalEssas vanguardas tiveram trabalhos notórios no design e arquitetura, deixando uma herança. Por exemplo a dita informação sem poluição, de maneira enxuta e objetiva com o uso de geometrismo, espaços em branco e contrastes fazem parte das técnica dos anúncios para melhor percepção visual e são influências diretas do movimento russo.

  Monumento à terceira internacional
O arquiteto construtivista Tatlin o projetou o edifício após encomenda do governo. Era uma torre feita de ferro e vidro, com mais de 400 metros de altura que giraria em torno de seu próprio eixo e serviria como uma antena de rádio.
Entretanto, nunca chegou a ser construído.

Outros artistas construtivistas: Naum Gabo, El Lissitzky, Antonie Pevsner, Rodchenko
Portanto:

  • Influenciou o design e a arquitetura contemporânea
  • Preocupação com a funcionalidade
  • Uso de cores primárias
  • Presença de formas geométricas
  • Relacionado à arte abstrata

Entretanto, em 1934, no Congresso dos Escritores, o Construtivismo foi proibido na União Soviética, e alguns artistas são expulsos ou exilados.

Suprematismo
Image result for quadrado preto sobre fundo branco
Surgiu em 1915, a partir do manifesto "Do Cubismo ao Suprematismo" assinado pelo pintor Kazimir Malevich e pelo poeta russo Mayakovski, que defendiam a supremacia da sensibilidade sobre o próprio objeto. 

Malevich já era famoso e havia sido parte do grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), então o manifesto representou a ruptura definitiva com a Europa e afirmação de uma escola Russa.

A obra clássica de início do suprematismo é a "Quadrado Preto sobre um Fundo Branco", (ao lado) de Malevich, a qual o pintor a explica da seguinte forma: 
"A superfície lisa representa volume, profundidade e perspectiva como um meio de definir o espaço; cada lado ou ponto representa uma das três dimensões, e o quarto lado representa a quarta dimensão, o tempo. Como o próprio universo, a superfície preta seria infinita se não fosse delimitada por uma fronteira exterior que é a borda branca e o formato dela."

Portanto a obra constitui a primeira definição satisfatória, visual e conceitualmente, do tempo e do espaço na arte moderna.

O suprematismo se distancia do cubismo de Kandisnky pois este expressava sua vida interior em suas pinturas, enquanto o suprematismo o contrário, se detém na pesquisa sistemática da estrutura da imagem, que é a busca pela "forma absoluta".

Artistas em destaque: Vladimir Vladimirovich Maiakovski, El Lissitzky, Lyubov Popova, Jean Pougny, Aleksandr Ródtchenko

Dessa forma:

  • Surge a partir do manifesto "Do Cubismo ao Suprematismo"
  • Valoriza o uso das figuras geométricas. As principais são: retângulo, círculo, triângulo e cruz
  • As principais cores utilizadas são as primárias, além do preto e do branco.
  • Pontapé inicial para a arte abstrata modernista.
  • Planos verticais, horizontais e inclinados
  • Foco na estrutura da imagem e na busca da forma absoluta
  • Distanciamento de sentimentos e representações
  • Supremacia da sensibilidade sobre a forma
"Não há arte revolucionária sem forma revolucionária." - Malevich
"Eu me transformei no zero da forma e me puxei para fora do lodaçal sem valor da arte acadêmica. Eu destruí o círculo do horizonte e fugi do círculo dos objetos, do anel do horizonte que aprisionou o artista e as formas da natureza. O quadrado não é uma forma subconsciente. É a criação da razão intuitiva. O rosto da nova arte. O quadrado é o infante real, vivo. É o primeiro passo da criação pura em arte." -Malevich

Bibliografia:

https://www.youtube.com/watch?v=Z6FzBJuu3GU
https://issuu.com/muniquefreitas/docs/design
http://www.revistacliche.com.br/2013/07/construtivismo-russo-e-design-parte-1/
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/abstracionismo-geometrico/suprematismo/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Layout por sofia santin✖